BRASIL CAMPEÃO PELA 40ª VEZ DA COPA DO MUNDO DA LKFB
62ª Copa do Mundo 19
O botonista Edilson Romão, vence o jogo da final por 2 x 0 e conquista seu 40º título de Copa do Mundo
No domingo de Carnaval, (19/02/2023) a LKFB reuniu oito botonistas na sede da liga e realizou a 62ª Copa do Mundo de Futebol de Botão. No sorteio foram dois grupos de quatro seleções: GRUPO A - Alemanha (Durcival), Canadá (Fabrízio Ney), País de Gales (Marcos Victor) e Uruguai (Sérgio Carvalho) esse grupo era considerado o mais forte da Copa. GRUPO B - Argentina (Roberto Carvalho), Bélgica (Kayk Romão), Brasil (Edilson Romão) e Ucrânia (Matheus Vinícius).
A sensação da primeira fase da copa foi a seleção do Canadá (Fabrízio Ney), venceu por 2 x 1 País de Gales, 5 x 1 a Alemanha e fez 5 x 0 no Uruguai, mas não jogou bem a semi-final contra a Ucrânia, depois de um início conturbado acabou derrotado por 1 x 0.
O Brasil (Edilson Romão) venceu todos os jogos da competição, na primeira fase fez 1 x 0 na Argentina com Pelé marcando aos 7 minutos do segundo tempo, 4 x 2 na Bélgica com gols de Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagalo, fez 2 x 0 na Ucrânia com gols de Nilton Santos e Vavá.
Na semi-final enfrentou a seleção do Uruguai (Sérgio Carvalho), clássico da LKFB desde o ano de 1986, jogo movimentado e bem disputado, com chances de gols para os dois lados. Aos seis minutos do primeiro tempo o lateral Nilton Santos marca um golaço. No segundo tempo Garrincha faz o segundo e garante a classificação do Brasil.
Na grande final teve como árbitro o botonista Durcival Dantas. O jogo foi Brasil 2 x 0 Ucrânia, que recentemente as duas seleções fizeram a final da 7ª Copa das Confederações, o Brasil jogando bem melhor, teve seu jogador Didi recebendo cartão amarelo logo no início da partida, criou algumas jogadas claras de gol, mas a bola acertava as traves adversária. Aos cinco minutos do primeiro tempo, a Ucrânia comete falta no campo de ataque, Didi acerta um lindo chute e marca o primeiro gol brasileiro. Depois do gol o Brasil joga o tempo todo no ataque, até que aos 11 minutos Garrincha faz um lindo gol, Brasil 2 x 0 e termina assim o primeiro tempo.
Na volta do intervalo, a Ucrânia não cria reação nenhuma e o Brasil cadencia o jogo e espera o apito final da partida. Brasil campeão pela 40ª vez da Copa do Mundo da LKFB.
Os artilheiros da Copa: 2-Rubalo (Canadá) e 9-Yaremchvk (Ucrânia) com 4 gols cada.