LKFB Site51ª COPA DA AMIZADE
Domingo 8 de março de 2020, a LKFB reuniu em sua sede 14 botonistas filiados a Liga, porém nem todos poderiam participar da competição do dia. O objetivo foi a gravação de um vídeo para o Globo Esporte da TV Globo, onde foi divulgado a Liga e a competição que será realizada em seu aniversário, dia 04 de abril.
Participaram da gravação 13 botonistas e Caio filho de Sérgio Carvalho, os botonistas que estiveram presentes no domingo foram: ADALTO, ANAILTON, CARIOCA, DEUSDETE, DURCIVAL, EDEMIR ROMÃO, EDILSON ROMÃO, ERIVAN ROMÃO, JOSENILDO, LÉO CHAVES, RENIFRAN, ROBERTO CARVALHO, RODRIGO CALAZANS e SÉRGIO CARVALHO.
A competição do dia foi a 51ª Copa da Amizade, que contou com a participação de Adalto, Durcival, Edilson Romão, Léo Chaves, Renifran, Roberto Carvalho e Sérgio Carvalho.
Foram realizados apenas os jogos da primeira fase.

GRUPO A

ESTADOS UNIDOS 1 X 1 URUGUAI
SUÉCIA 2 X 2 ALEMANHA
ESTADOS UNIDOS 1 X 1 ALEMANHA
SUÉCIA 2 X 0 URUGUAI
ESTADOS UNIDOS 0 X 1 SUÉCIA
ALEMANHA 5 X 2 URUGUAI

 GRUPO B

ROMÊNIA 0 X 2 BRASIL
ARGENTINA 0 X 3 BRASIL
ROMÊNIA 0 X 0 ARGENTINA
As seleções classificadas para as semifinais foram: SUÉCIA e ALEMANHA, BRASIL e ARGENTINA
REVISTA DECISÃO ESPECIAL BOTONISTAS
Capa Decisão BotonistasA revista Decisão lançará nesta terça-feira dia 30 de junho uma edição especial, onde conta a história de todos os botonistas que participaram de competições organizadas pela LKFB desde sua primeira Copa do Mundo em 4 de abril de 1986 até os dias atuais, Copas, Campeonatos, Torneios e etc.
A revista vem com fotos de todos os botonistas, alguns gols, todas as vitórias, empates, derrotas, total de jogos realizados e títulos de quem conquistou competições, números de cada botonista.
Nela você vai ver botonista que participou apenas de um jogo e foi eliminado na primeira fase da competição, a seleção que sofreu uma grande goleada e conhecer um pouco mais desses botonistas.
Realmente ficou brilhante essa edição da revista, parabéns a Decisão por esse lançamento e vale a pena folhear.
NOITE DE AMISTOSOS
Amistoso 8.12. 21A noite de quarta-feira (08/12/2021) ficou marcada por doses de alegria no reencontro de alguns botonistas, depois de quase 2 anos sem a prática do jogos na sede da LKFB.
A sede da LKFB contou com a presença dos botonistas Kayk Romão, Edilson Romão, Léo Chaves e Durcival, ainda meio aos cuidados da pandemia.
No primeiro jogo desses amistosos o Brasil (Edilson Romão) enfrentou a seleção da Bélgica (Kayk Romão), a partida foi marcada por algumas oportunidades de gols perdidos, terminando com a vitória do Brasil por 1 x 0 gol marcado no segundo tempo por Amarildo. Foram realizado mais dois amistosos entre as duas seleções, Brasil 0 x 0 Bélgica e Brasil 1 x 0 Bélgica.
No terceiro amistoso da noite, Brasil 3 x 1 Alemanha (Durcival) jogo que marcou o reencontro dessa grande rivalidade entres esses dois botonistas, gols do Brasil, Garrincha, Zito e Pelé. Brasil e Alemanha, as duas seleções fizem mais jogos entre si da noite, sem nenhuma vitória por parte da seleção alemã. O Brasil jogou bem em todas as partidas e saiu com as cinco vitórias do confronto, resultados: 3 x 12 x 04 x 12 x 1 e 3 x 1.
O amistoso entre Bélgica (Kayk Romão) 1 x 2 Suécia (Léo Chaves), foi marcado pela escrita de que o botonista da Bélgica jamais venceu um jogo contra o botonista Léo Chaves dentre os 15 jogos disputados entre os dois, a noite ainda teria outro confronto entre ele, mas terminaria empatada a partida em 1 x 1.
Alemanha (Durcival) e Suécia (Léo Chaves) fizeram os jogos da rivalidade e polêmicas da noite, na primeira partida entre as duas seleções vitória da Suécia por 2 x 0. Na segunda partida o botonista Durcival com cara de poucos amigos veio pra cima com tudo e logo aos três minutos de jogo fez 2 x 0, vencendo a partida e terminando a noite com uma vitória para cada seleção.
Brasil (Edilson Romão) 1 x 2 Suécia (Léo Chaves) jogo marcado por duas oportunidades aproveitadas dos suécos que venceram a partida, única derrota da seleção brasileira na noite.
Alemanha (Durcival) x Bélgica (Kayk Romão), dois amistosos marcaram a noite no confronto dessas duas seleções, sem jogar bem, muitas bolas na trave o botonsita Kayk Romão sofreu duas derrotas para os alemães, x 0  e 2 x 1.
bbbbbbbbbb 

 

BRASIL CAMPEÃO INVÍCTO DA COPA
 
52 C. Amizade todos
No Domingo de sol (13/02/2021) onde estava marcado para acontecer a primeira Copa das Nações, entre as seleções da Argentina (Roberto Carvalho), Colômbia (Karioca), Estados Unidos (Renifran), Romênia (Adalto) e Jamaica (Deusdete), por motivos da ausência de alguns desses botonistas não aconteceu o evento.
Foi aí que surgiu a realização da 52ª Copa da Amizade, à base de refrigerante, cerveja e churrasco, um domingo especial.
A competição teve a participação de cinco botonistas, inclusive o retorno a LKFB depois de 2 anos do botonista Roberto Carvalho que apesar do tempo sem praticar o futebol de botão, jogou bem.
Foram 10 jogos na competição, o Brasil (Edilson Romão) estava em um dia de muito brilho, venceu todos os seus jogos, dois com goleadas por 4 x 0 e conquistou a Copa de forma invícta.
Por outro lado a seleção da Alemanha (Durcival) estava errando muito e não conseguia seus bons chutes à gol, geralmente sem direção ou poucas oportunidades criadas durante a partida, apesar de ser o vicecampeão, chegou a ser derrotado nas duas primeiras partidas.
Uruguai (Sérgio Carvalho) o terceiro colocado, marcou quatro pontos e saldo de gols negativo de 4, os mesmo que a Argentina (Roberto Carvalho), mas no confronto direto venceu a partida por 1 x 0 e ficou na frente no critério para desempate.
Argentina de Roberto Carvalho depois de quase 3 anos sem aparecer nos campos da Liga Kayk, chegou bem e por muito pouco não conquistou o vicecampeonato da 52ª Copa da Amizade, terminou na quarta colocação.
Estados Unidos (Renifran) conquistou apenas dois pontos, foram dois empates 2 x 2 contra o Uruguai e 0 x 0 contra a Argentina, ficou na quinta colocação.
JOGOS DA 52ª COPA DA AMIZADE
Estados Unidos 1 x 3 Brasil
           Uruguai 1 x 0 Argentina
        Alemanha 0 x 1 Brasil
Estados Unidos 2 x 2 Uruguai
        Argentina 1 x 0 Alemanha
              Brasil 4 x 0 Uruguai
Estados Unidos 0 x 1 Alemanha
        Argentina 0 x 0 Estados Unidos
       Alemanha 2 x 1 Uruguai
             Brasil 4 x 0 Argentina
 
 

 

ARGENTINA CAMPEÃ DA 1ª COPA DAS NAÇÕES
 
07.04.2022
O Campeão - Roberto Carvalho
Na noite de 6 de abril de 2022, na sede da LKFB, depois de várias tentativas, finalmente acontece a realização da 1ª Copa das Nações e só viria a terminar na madrugada do dia seguinte.
O sorteio foi realizado às 19:00hs com a participação dos botonistas Durcival e Edilson Romão. A Copa contou com as seleções de: Argentina (Roberto Carvalho), Áustria (Mateus Vinicius), Canadá (Marcos Vitor), Estados Unidos (Renifran), Eslováquia (Gabriel Romão) e Macedônia do Norte (Juan Carvalho).
Os favoritos ao título na opinião dos presentes eram: Áustria, Estados Unidos e Argentina.
O campeão Roberto Carvalho venceu três partidas e empatou outras duas, venceu a Copa de forma invícta e conquista pela primeira vez uma competição na Liga Kayk de Futebol de Botão, já vinha tentando esse título desde 2001, com alguns resultados de outros jogos, jogou seu ultimo jogo na copa já sabendo da conquista do título.
A Macedônia do Norte (Juan Carvalho) começou devagar a competição e terminou como vice-campeão, levantando o troféu em sua primeira participação pela LKFB, filho do botonista do Uruguai (Sérgio Carvalho).
Canadá (Marcos Vitor), jogou bem a Copa, mas não conseguiu passar da terceira colocação, pra sua estréia na LKFB ficou de bom tamanho.
O botonista Mateus Vinicius começou bem a competição, vencendo a Eslováquia por 2 x 0, liderou a competição no início, depois foi perdendo espaço para a seleção da Argentina, não conseguiu mais se equilibrar, sofreu o golpe final ao ser derrotado pela Macedônia do Norte (Juan Carvalho) e acabou ficando em quarto lugar.
Esperava-se mais dos Estados Unidos (Renifran) na competição, conseguiu empatar em 1 x 1 suas quatro primeiras partidas, sofrendo uma derrota para a Macedônia do Norte em seu último jogo, ficando com a quinta colocação na Copa.
Eslováquia (Gabriel Romão) em sua primeira competição, sem treino e nem experiência de Futebol de Botão, acabou a comeptição em sexto lugar.
 
ARGENTINA - OS CAMPEÕES
1-Burgos, 3-Sorín, 4-Pochettino, 5-Almeyda, 6-Samuel, 7-C. Lopez, 8-Zanetti, 9-Batistuta, 10-Ortega, 11-Verón e 16-Aimar
C. NAÇÕES Todos
 
BRASIL CAMPEÃO INVICTO, SEM SOFRER GOLS
 
edilson 2
Edilson Romão vence a competição pela quinta vez
No domingo 22 de maio de 2022, a LKFB organizou a 6ª Copa das Confederações. Contou com a participação de: Alemanha (Durcival), Argentina (Roberto Carvalho), Áustria (Matheus Vinicius), Brasil (Edilson Romão), Canadá (Marcos Vitor) e Romênia (Adalto). No final da competição, cerveja e churrasco.
O Brasil venceu a copa com 100% de aproveitamento, venceu todas as partidas e acabou a competição sem sofrer gols. Para fechar com chave de ouro o goleiro Gilmar fez o último gol da copa, no jogo Brasil 4 x 0 Alemanha, entre as duas seleções favoritas ao título.
O meia Didi da seleção brasileira foi o artilheiro da copa com 5 gols.
A Copa começou para o Brasil no jogo contra a seleção da Áustria (Matheus Vinícius), onde venceu fácil por 3 x 0, criando várias oportunidades de gols, em alguma delas o gol praticamente aberto onde acertou as traves em algumas vezes. Zagalo e Didi (2 x) marcaram para o Brasil.
No segundo jogo da seleção canarinho, enfrentou a do Canadá (Marcos Vitor) que vem aparecendo bem nas competições que está participando e apesar dos inúmeros gols perdidos pelo Brasil, a seleção do Canadá sofreu uma derrota magra por 1 x 0, gol marcado pelo atacante Amarildo.
A Copa começa a tomar rumo e definições, Brasil e Alemanha seguem líderes com duas vitórias cada, tendo a Alemanha um saldo de gols bem maior que o Brasil.
Brasil 5 x 0 Romênia (Adalto), se torna a maior goleada do dia, tendo o Brasil como novo líder da competição, levando vantagem no saldo de gols. A partida foi marcada pelo bom futebol apresentado pelos brasileiros, que teve o artilheiro Didi perdendo um pênalti. Marcaram os gols do Brasil: Vavá (2 x), Didi (2x) e Pelé, tendo o goleiro Gilmar fazendo duas belas defesas.
No jogo contra a Argentina (Roberto Carvalho), jogo amarrado por parte dos argentinos, que tentavam segurar o empate por 0 x 0, e estavam conseguindo até que o ponta direita Garrincha acerta o lindo chute no ângulo do goleiro Burgos que nada pode fazer, Brasil 1 x 0 e mesmo assim o jogo continua amarrado. No segundo tempo a seleção canarinho volta jogando melhor que o futebol apresentado na primeira etapa e logo amplia, Garrincha novamente, recebe passe de Pelé e acerta o canto esquerdo do goleiro argentino, Brasil faz 2 x 0 e termina assim o confronto.
Do outro lado a seleção da Alemanha vinha derrotando seus adversários também e dizendo já ser a campeã da Copa.
Então é chegada a hora, o jogo mais esperado do torneio, os dois botonistas estão invictos na competição, Edilson Romão e Durcival. Brasileiros buscam seu quinto título da competição, enquanto os alemães querem seu primeiro título de Copa das Confederações, o botonista Durcival vem jogando bem; o encontro foi o tira-teima entre os rivais.
Então começa o jogo entre Brasil e Alemanha, o tira-teima será resolvido, claramente a seleção brasileira dominava e jogava melhor a partida e logo no início o lateral Nilton Santos em uma jogada de muita habilidade, entre o escanteio e a linha lateral, marca por cobertura e abre o placa, Brasil 1 x 0. O botonista Durcival visivelmente nervoso, mas sempre acreditando em seu bom desempenho e habilidade, onde saiu perdendo em todos os jogos dessa copa e conseguiu virar os placares, repete que será da mesma forma contra seu adversário, mas puro engano, comete uma falta no meio de campo e o Brasil tem Didi que acerta um chute forte no canto direito do goleiro Manuel Neuer e amplia para 2 x 0. No retorno do segundo tempo os alemães começam bem, mas sem muita criativiadade, o botonista Durcival acaba errando algumas bolas fáceis e Vavá que não tem nada com isso marca o terceiro gol do Brasil, acabando de vez com as esperanças do adversário, que não esboça nenhuma reação.
Para fechar a Copa com chave de ouro, o Brasil precisava coroar o goleiro Gilmar, que até então não sofreu nenhum gol.
No ataque alemão, o botonista Durcival tem a chance de diminiur o placar, então prepara e chuta a gol, o goleiro brasileiro Gilmar faz a defesa e a bola volta na direção do gol alemão e acaba entrando, é festa, é gol, é coroa de melhor goleiro da competição, Gilmar marca o gol e faz Brasil 4 x 0, Campeão da 6ª Copa das Confederações, de forma invicta e sem sofrer gols, 100%.
 
 
 
BÉLGICA CONSEGUE O TÍTULO NO TROPEÇO DOS EUA
 Kayk Romão vence a copa e sobe no ranking
 
IMG-20220611-WA0019A segunda Copa das Nações aconteceu de 10 a 11 de junho de 2022, com a participação de seis botonistas; Bélgica (Kayk Romão), Eslováquia (Gabriel Romão), Estados Unidos (Renifran), País de Gales (Marcos Vitor), Ucrânia (Matheus Vinicius) e Vietinã (Sérgio Barreto).
Com a ausência da atual campeã Argentina (Roberto Carvalho), que estava com dores na coluna e indisposição por causa da gripe, faltou também a vice-campeã Macedônia do Norte (Juan Carvalho).
Com o empate por 0 x 0 entre Estados Unidos (Renifran) e Vietinã (Sérgio Barreto), o título da competição ficava livre para Bélgica e Ucrânia que jogariam a última partida da Copa, na madrugada do sábado dia 11/06.
Mas com o empate de 0 x 0 diante da Ucrânia, já no sábado (11), na sede da LKFB, a Bélgica (Kayk Romão) garantiu mais uma taça para a sua galeria: a Copa das Nações.
O título da seleção belga chegou em boa hora, pois há algum tempo não estava participando das competições da liga, que com o título conquistou mais 23 pontos no ranking.
Para chegar ao título a Bélgica fez seu primeiro jogo vencendo bem e fácil por 3 x 0 a seleção do Vietinã (Sérgio Barreto), gols marcados por 10-Hazard, 5-Vertonghen e 7-De Bruyne.
Seu segundo jogo foi contra a seleção da Eslováquia (Gabriel Romão), e também teve outro jogo fácil, mas perdeu muitas chances de gol. Aos oito minutos do segundo tempo 22-Wout Faes fez o gol da vitória e manteve sua seleção com 100% de aproveitamento.
Os próximos jogos seriam mais difíceis para o botonista Kayk Romão e encarou no seu terceiro jogo a seleção dos Estados Unidos (Renifran), jogo nervoso, muitos contra-ataques, mas acabou sendo derrotado por 1 x 0, gol sofrido ainda no primeiro tempo.
Mesmo com a derrota a seleção da Bélgica ainda se mantém em primeiro lugar comquatro pontos.
Contra a seleção do País de Gales (Marcos Vitor) que era promessa na copa e não jogou bem, os belgas fizeram uma partida apagada, pouca criação e de baixa movimentação em seu ataque, mesmo assim venceu a partida com gol marcado por 9-Openda.
No último jogo da Copa, precisava apenas do empate contra a Ucrânia para ser campeão, então o botonista Kayk Romão, soube administrar a partida, criando algumas oportunidades de gol e acabou mesmo no 0 x 0, Bélgica Campeã da 2ª Copa das Nações.